Cinemas odeon


Cinemas Odeon


Odeon é uma marca comercial de cinemas que operam no Reino Unido e na Irlanda. Ele mantém o nome do circuito de cinema Odeon usado pela primeira vez na Grã-Bretanha em 1930. No entanto, é hoje propriedade e operado pelo Odeon UCI Cinemas Group e dificilmente se assemelha à cadeia Odeon passado. O principal pai da UCI é Terra Firma Capital Partners.


Estabelecimento


Odeon Cinemas foi criado em 1928 por Oscar Deutsch. Odeon publicists gostava de afirmar que o nome dos cinemas era derivado de seu lema, "O scar D eutsch E ntertains O Ur Nation", [1] mas tinha sido usado para cinemas na França e Itália na década de 1920, eo Palavra é realmente grego antigo. [2] O nome "Nickel odeon" foi cunhado em 1905 e foi amplamente utilizado para descrever cinemas pequenos nos Estados Unidos durante essa época.


No entanto, a empresa é mais associada com J. Arthur Rank. O proprietário para o período mais longo em sua história.


O primeiro cinema que abriu sob a marca "Odeon" foi localizado em Perry Barr. Birmingham. [4] [5] Foi projetado por Harry Weedon. A fachada foi remodelada na sequência de danos sofridos durante a Segunda Guerra Mundial e, tendo sido uma sala de bingo, desde então, foi convertida em um local de conferência.


Em 1930, "Odeon" era um nome familiar e os cinemas conhecidos por sua arquitetura Art Deco de inspiração marítima. Este estilo foi usado primeiramente em 1930 no cinema em Perry Barr em Birmingham, que foi comprado por Deutsch para expandir a corrente. Ele gostava tanto do estilo que encomendou ao arquiteto, Harry Weedon, o desenho de seus futuros edifícios. [6] George Coles era também um de seus arquitetos principais, remodelando uma sala de reunião parcialmente completa em Portslade e projetando seu primeiro cinema purpose-built na pista superior de Wickham, Welling. Kent, que abriu em 22 de outubro de 1934 e fechou em 22 de outubro de 1960. Atualmente é um clube de bingo na cadeia de Meca. Caracterizava a iluminação linear central, uma característica que se tornou característica de seu trabalho.


Em 1935, Oscar Deutsch encomendou a John Maltby (1910-80), um fotógrafo profissional, para fotografar todos os cinemas da cadeia Odeon naquela época. A coleção resultante, de fotografias internas e externas, é mantida no arquivo público da English Heritage e pode ser vista online.


Deutsch vendeu a corrente aos interesses comerciais de J. Arthur Rank. Que estava no processo de formar a Organização de Rank.


Na época da morte de Oscar Deutsch em 1941, 258 Odeons tinham aberto em toda a Grã-Bretanha. [7] Após a venda a J. Arthur Rank Corporation, Odeon também operou uma subsidiária canadense de propriedade total, Odeon Theaters (Canadá) Ltd., com mais de uma centena de cinemas no Canadá, costa-a-costa. A sede da Odeon Canadá estava em Toronto. E mais tarde, o subúrbio do norte de Toronto de Willowdale, Ontário. Este negócio foi vendido em 1978 para a cadeia de teatros canadenses e tornou-se canadense Odeon Theaters, em seguida, foi vendido novamente em 1984 para Cineplex. Formando Cineplex Odeon (agora, mais uma vez, Cineplex). Também possuía cinqüenta por cento de uma subsidiária australiana, Greater Union Organization, sediada em Sydney, com dezenas de cinemas em toda a Austrália. A participação da Organização Rank na organização Greater Union foi vendida para a Amalgamated Holdings Ltd., uma empresa australiana, também em 1984; A Greater Union Organization é agora conhecida como Event Cinemas.


Cada cinema Odeon tinha um personagem diferente da maioria dos outros cinemas no Reino Unido, muitas vezes tendo um interior único e espetacular. Eles também dirigiam sua própria empresa de publicidade, chamada Rank Screen Advertising. Em concorrência com o líder do mercado britânico Pearl Dean. Que acabou por ultrapassar. Rank Screen Advertising foi mais tarde rebranded como Cinema Media antes de ser assumido pela Carlton Communications e se tornou Carlton Screen Advertising. Em 2008, a Odeon, juntamente com a cadeia rival Cineworld, comprou de volta a empresa e hoje é conhecida como Digital Cinema Media.


Um número menor de cinemas Odeon abriu nos anos de pós-guerra (Odeon Marble Arch e Odeon Elephant Castle sendo exemplos notáveis), mas muitos cinemas de tela única fechados, subdivididos em telas menores ou foram convertidos em outros usos, como Bingo.


Dias de hoje


Desde a virada do século, a Odeon passou por uma série de vendas depois que The Rank Group precisou de injeções de caixa para reduzir sua dívida, em primeiro lugar para Cinven, que fundiu a Odeon com a Cinven's ABC Cinemas. Em 2004, a cadeia foi adquirida pela Terra Firma e fundida com a United Cinemas International para produzir a maior cadeia de cinemas da Europa. [8] Como uma condição da fusão (imposta pelo Escritório de Comércio Justo), Odeon Newcastle upon Tyne. Sutton Coldfield. Poole. Quinton. Os cinemas Hemel Hempstead e Bromley foram vendidos para o Empire Cinemas. Muitos cinemas menores e antigos, como o Odeon Grimsby na Freeman Street, foram fechados para manter a quota de mercado dentro dos limites legais. Os restantes cinemas da UCI, incluindo as marcas de filmes, foram nomeados novamente como Odeon a partir de 4 de Novembro de 2005.


Um Cinema Odeon em Intu Merry Hill, Brierley Hill, Midlands Ocidentais


Os cinemas da UCI na Irlanda também se juntaram à cadeia Odeon e, embora inicialmente tenham mantido a marca UCI, evidências da fusão se tornaram aparentes, por exemplo, ao reservar bilhetes por cartão de crédito, aparece o nome "Odeon", bem como algumas marcas duplas Campanhas. A revista Odeon, "Onscreen", também é distribuída nos cinemas da UCI, mantendo a fonte do logo Odeon. Em agosto de 2007, a UCI lançou um novo site irlandês com um layout idêntico ao odeon. co. uk. Este site afirmou que os cinemas irlandeses foram vendidos para um grupo irlandês, Entertainment Enterprises, em setembro de 2006. Esta transação não foi reportada na mídia irlandesa. Também afirmou que os cinemas permanecem parte da cadeia Odeon sob um contrato de gestão. Rank / Odeon já dirigia cinemas na Irlanda (incluindo o carro-chefe, o Savoy Cinema em O'Connell Street) até 1982, quando foram comprados por Ward Anderson. Em abril de 2008, Enterprises Enterprises anunciou que adquiriu os ativos irlandeses de Storm Cinemas, e como com a corrente UCI existente, estaria contratando a execução dos cinemas para a Odeon. Em 31 de maio de 2017, a Odeon anunciou que havia comprado de volta a cadeia UCI na Irlanda (incluindo os locais da Storm Cinemas) da Entertainment Enterprises. [9] Odeon rebranded todos os seus cinemas irlandeses sob a marca Odeon durante 2017; O primeiro rebranded cinema reaberto em 27 de março de 2017. [10]


Em Bradford. Inglaterra, tem havido um esforço concertado para salvar o Bradford Odeon. Que fechou em 2000. Bradford City Council têm planos para demolir o edifício art-deco e substituí-lo com um novo complexo de lojas e escritórios. Os ativistas fizeram sete tentativas distintas de ter o edifício listado, todos os quais foram rejeitados. Uma pesquisa citada na BBC Radio Leeds mostrou que a maioria dos moradores da cidade desejava salvar o Odeon.


Em 2007, a Odeon adquiriu 10 cinemas na Itália. [11] É agora a maior cadeia de cinema na Europa. [12] Em março de 2017, o Odeon UCI Cinemas Group sob o controle da Terra Firma informou uma perda de £ 70160 milhões para o ano de 2017, conforme publicado na Companies House.


Terra Firma anunciou em fevereiro de 2017 que planejava vender Odeon e UCI Cinemas por cerca de £ 1 bilhão. A empresa também sugeriu que ele pode listar o grupo de cinema na Bolsa de Valores de Londres. [13]


A empresa opera um website e aplicativos para dispositivos móveis para iOS e Android. Permitindo aos clientes reservar bilhetes antes das apresentações.


Em maio de 2017, a Odeon lançou um julgamento limitado de um esquema de associação marcado como "Limitless" nos seus cinemas Stoke, Wrexham, Guildford e Brighton. O esquema permite que os titulares de cartão assistam a um número ilimitado de filmes por uma taxa mensal fixa. [15]


Odeon é atualmente a maior cadeia de cinema na Grã-Bretanha em termos de sites, no entanto caiu para o terceiro cinema mais popular em termos de admissões sob a propriedade do Grupo ODEON UCI após anos de ser o líder do mercado sob a gestão anterior de Rank e Cinven. A ODEON tem planos para uma maior expansão no Reino Unido. No entanto, a partir de 2017, a construção de muitos projectos abrandou, com alguns parados completamente, em parte devido à tentativa de venda pela empresa-mãe Tera Firma e em parte devido às actuais condições de mercado.


Muitos cinemas Odeon têm uma cafeteria Costa, um quiosque de sorvete de Ben Jerry, uma área de bar e um auditório IMAX.

Comments